Há um herói dentro de você!
Heróis, você e eu!
O capítulo 11 de Hebreus mostra o rol dos heróis da fé, um apanhado geral das figuras mais populares do Antigo Testamento.
É lógico que esta lista está incompleta, muitos e muitos heróis e heroínas tiveram seus nomes ocultados aqui, mas suas obras marcaram a história e são de fato e verdade, dignas de honra.
Faltou tempo ao escritor de Hebreus para citar tantos e tantos outros homens e mulheres de fé, seus nomes e com estes, suas obras.
“E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas,
Hebreus 11:32”
Bom, vamos conversar um pouco sobre isso. Tenho ouvido falar de muitas pessoas, muitos falsos heróis, falsos ídolos, exemplos mentirosos, personalidades ricas de fama e pobres de conteúdo, moral, ética e principalmente autoridade e caráter, pessoas têm sido idolatradas nestes dias atuais, isso tem me preocupado pra não dizer, aborrecido. Um monte de nomes numa lista quase infinita.
São os profissionais da “indústria” do esporte, música, televisão e até da internet, e pasmem até da “indústria” gospel.
Nomes e sobrenomes gritados, adorados, berrados e uma multidão cercando esses falsos heróis. Pessoas vazias que não dão conta nem de si mesmas, recebendo uma glória que não lhes pertence.
É a sede de procurar satisfação naquilo que enche os olhos e esquece que o vazio na verdade está no coração.
Adorando homens e mulheres muitos ocupam dentro de si o espaço que só cabe a Deus ocupar, e fazem isso na ilusão de viver de sensações e emoções e continuam a cada dia, mais sedentos e famintos de uma vida realmente satisfatória.
Penso que o objetivo do escritor de Hebreus não era citar nomes de deuses, heróis ou de ídolos, mas era sim, de citar as obras de homens e mulheres que fizeram o que é certo porque isso é certo, “... contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, (Hebreus 11:32)”pessoas comuns como eu e como você, e assim, conhecendo suas obras podemos ter por base testemunhos e bons exemplos a serem seguidos, mas em momento nenhum era objetivo que estes fossem adorados, nem mesmo que se criasse alguma ilusão sobre a humanidade, limitação e fragilidade dos mesmos, estes foram citados pelas suas obras ( na verdade a obra de Deus em suas vidas)de forma que pudéssemos nos identificar e nos dias de hoje tivéssemos um referencial de vida real.
“Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
Hebreus 11:33-34”
Todo herói tem sua história, todo homem e sua fama tem sua trajetória, dentro dela, traços de um ser humano comum que se tornou herói justamente por ter feito o que devia fazer apesar de sua humanidade e limitação.
Foram homens e mulheres comuns que apesar do medo, temor e tremor, dor, angústias e lutas fizeram o que deviam fazer em concordância com o que é correto diante de Deus e assim marcaram sua existência com vida, amor e até sangue.
Minha pergunta é: onde estão os verdadeiros heróis dos dias de hoje?
Saiba reconhecer um herói e pare de se enganar e de ser enganado.
Você reconhece um herói por suas obras (pela liberdade que o Espírito de Deus recebe para fazer a obra através do mesmo), você reconhece um homem ou mulher de Deus pelo seu caráter, reconhece um profeta ou líder por seus posicionamentos e decisões, reconhece alguém que vale a pena conhecer pelo nível de submissão que este tem de sua vida ao Senhor.
Mas, não se engane um herói de verdade sabe que sua vida e morte estão nas mãos de Deus e das mãos dele não deseja retirar.
E pra terminar esta conversa sobre heróis da fé em Hebreus, falsos heróis dos dias de hoje, quero responder a pergunta, onde estão os verdadeiros heróis dos dias de hoje?
Eles estão aqui, e também ali, e estão também em mim e também em você, estão onde o Espírito de Deus está.
Está em todos nós que dia a dia ousamos viver renunciando nossas vidas por amor a Cristo, por amor ao Seu querer e Sua vontade, em cada um que faz o que tem de ser feito quando ninguém mais o faz, que enfrenta o medo, as lutas, enfrenta a espada, as críticas, as injustiças, aflições e necessidades, mas não perdem a honra, não negociam sua fé, não se acovardam, não fingem, não fogem não se omitem, não desonram o nome que está acima de seus próprios nomes, a saber, Jesus Cristo o Messias.
Muita pretensão? Não!!!
Audácia, autoridade, verdade e posicionamento.
Se você não se acha digno de ter seu nome arrolado nesta lista, então é hora de repensar sobre que tipo de bíblia você está lendo, que tipo de evangelho você conheceu e está vivendo, que tipo de Deus você julga conhecer, que tipo de sacrifício acha que Cristo fez.
Não use de falsa modéstia para encobrir seu medo, ou negligência, ou mesmo ignorância no que diz respeito a uma vida responsável em ser uma testemunha às nações, um exemplo aos demais, sal e luz neste mundo.
Em seguida da lista dos heróis da fé há uma lista de suas obras e nelas vemos o retrato de pessoas reais, de acontecimentos reais, de uma realidade bem atual que muitos de nós estamos bem cientes, antes de mim muitos foram os que honraram a fé e guardaram a carreira.
“Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.
As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição;
E outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões.
Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados
(Dos quais o mundo não era digno), ...”
Hebreus 11:33-38a
Diante das obras destes heróis fico sinceramente constrangida.
E como diz meu amigo Paulo, antigamente Saulo de Tarso, eu ainda não sofri até o sangue.(Hb.12.4) Então, sigo para o alvo, pela recompensa eterna da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. (Fp.3:14)
Sigo como mulher, como esposa, como mãe, escritora, palestrante, conselheira...
Sigo como heroína real de todos os dias, uma mulher comum que se supera, transforma, muda, suporta, conquista, recomeça, que chora, que ri, que enfrenta e também foge, que fala e cala, que sofre, mas que não abre mão de ser humana!
Você é um herói! Pense nisso!
Danny Ramos
29 de novembro de 2011
Dica: leia o livro “Heróis da Fé” de Orlando Boyer e faça visitas regulares ao site “Portas Abertas”, conheça heróis verdadeiros do século passado e dos dias de hoje.
Comentários
Postar um comentário