"respectus e verecundia"

Você é do tipo de pessoa que assumem seus erros ou o tipo de pessoas que arruma várias justificativas para consolidar seu orgulho e inventar desculpas para si mesmo e para as pessoas?

 

Não sei que tipo de pessoa você é, mas se você deseja ser feliz, vai precisar compreender que a felicidade anda de mãos dadas com uma mente tranquila.

 

E comportamentos que escondem sentimentos ruins como orgulho, raiva e falta de consideração com o outro, são apenas alguns comportamentos que podem fazer de você alguém pesado nas emoções, alguém frustrado, ou viver com medo de não ser valorizado o tempo inteiro, isso deixa nuvens pesadas em sua mente e vai minando sua energia e alegria.

 

Seja rápido em admitir erros e pedir desculpas, isso vai quebrando em nós o orgulho nojento que teima em grudar em nós todas as vezes que cometemos algum erro e precisamos admitir.

 

Toda relação, uma hora ou outra, vai passar por uma situação de estresse ou cansaço e é nessa hora que nossos julgamentos rápidos e críticas velozes entram em cena. E na maioria, vou repetir, na maioria das vezes nós teremos um julgamento errado sobre o outro, ou um sentimento equivocado em relação ao outro, e isso acontece por vários motivos. Não importa quais sejam os motivos, eu desafio você a analisar as últimas discussões que você teve, a última briga, ou o último julgamento que fez de alguém.

 

Será que você estava realmente certo?

 

Será que você realmente tinha razão?

 

E se estava certo, valeu a pena tentar provar isso? Estar certo é assim tão importante para você? Porque?

 

Será que ter razão em tudo é realmente o suficiente para ser feliz?

 

Com ou sem razão, o que você sente em relação a essa pessoa mudou? Se você ainda ama e respeita essa pessoa, então está na hora de repensar algumas coisas, e evitar alimentar conflitos tolos e discussões infantis e desnecessárias.

 

Fiz um julgamento errado em relação a minha irmã, e aquilo me fez sentir que não devera ter agido dessa forma, e quando ela me confrontou ela usou uma palavra, e como a gente se ama muito, e se perdoa muito facilmente, sempre sobra tempo pra uma piada sempre muito bem humorada.

 

E então, brincando eu disse, “só voltarei a nos falar quando pesquisar a etimologia “dessa palavra”.

 

E acreditem, brincando ou não, eu realmente fui atrás do significado da palavra RESPEITO.

Eu definitivamente amo as palavras, e mais do que isso, amo fazer bom uso delas, e é por isso que decidi compartilhar com você essa experiência, sobre relacionamentos, felicidade, respeito, consideração etc

respectus é a palavra que em latim quer dizer, RESPEITO, segundo o Dicionário de Oxford.

 

Outra palavra interessante que surgiu na nossa conversa foi vergonha, do latim verecundia, uma palavra que deriva de REVERERI, RE significa “ para trás, de novo" e VERERI que significa *respeitar".

 

E um dos significados mais legais da palavra,  é que respeitar tem a ver com a sensação de desconforto diante de uma atitude indigna, não respeitar o outro não constrange só o outro, mas também nos constrange e se não nos constranger estamos com “defeito” de personalidade.

 

Precisamos ter mais consciência da própria dignidade, e compreender que o que fazemos para e com o outro também nos atinge, e tem muito mais a ver conosco que com a outra pessoa.

 

Portanto para ser feliz, também é preciso admitir erros, falhas e se desculpar. Voltar a respeitar a relação e as pessoas.

 

Danny Noronha.

15/07/2020


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

EU SOU BRASILEIRA!

O Certo é Viver

Estou Aprendendo a Viver!