Sobre aqueles que não cessam de aprender!
Educação, educador, educando, aprendiz, aprendizagem, conhecimentos e relações. Um caso de amor para a vida toda!
Sem percebermos a vida foi nos guiando para o norte que nossas aprendizagens apontam.
Você é guiado o tempo todo por tudo o que você já aprendeu, até hoje.
A educação é um fenômeno incrível, é uma força humana poderosa.
Nossa incrível capacidade de aprender e ensinar, e aprender enquanto ensina, e a capacidade de ensinar enquanto aprende, faz de nós o único ser no universo capaz de criar estruturas de pensamentos complexos.
A educação pode ser definida como o processo de aquisição do conhecimento, aprender, ou o ato de educar alguém , ou educar-se.
Seu conceito pode ser definido também como o processo de facilitação na aquisição de conhecimentos, crenças, valores, princípios. E os métodos são através de contação de histórias, troca de experiências, vivências, ensino direto, ou indireto, treinamentos, pesquisas, discussões etc.
Na infância a educação formal era um refúgio pra mim, um escape de uma vida estranhamente violenta e insegura.
Na adolescência, a educação informal foi uma fuga, foi a responsável pelos diversos sistemas de sobrevivência que eu criei, para tolerar um tempo hostil recheado de muitas dúvidas e muito medo.
Na vida adulta, a educação se tornou uma paixão, e os diversos tipos de aprendizagens adquiridos me levaram de volta a educação formal, onde conclui o ensino médio depois de dez anos sem estudar e passei em primeiro lugar no curso de Pedagogia de uma Instituição Federal, tudo isso aconteceu quando eu já não acreditava mais ser inteligente o suficiente.
Eu passaria mais horas e horas contando segredos e descobertas sobre a minha relação com a educação, mas o que eu realmente objetivo, é fazê-lo compreender que toda educação, toda aprendizagem adquirida durante nossa vida serve de “piloto automático” na nossa vida.
Somos guiados por tudo o que aprendemos. Então, é muito plausível que eu o convide para uma reflexão sobre sua educação, e lhe alerta sobre a necessidade de uma reeducação não apenas emocional, mas em todas as áreas de sua vida
É possível que sua vida tome um rumo diferente e se desenvolvam em áreas estagnadas ou inférteis depois de uma sincera avaliação dos conceitos, valores e princípios sobre os quais estão firmadas suas mais importantes decisões e posicionamentos.
Ser educadora vai além da capacidade de ensinar, e oferecer ferramentas e instrumentos de aprendizagens e aquisições de conhecimento, ser educadora é ser primeiramente um eterno aprendiz.
É ser um apaixonado pela luz do conhecimento, pela graça das descobertas, pelo brilho das conquistas que provém de uma vida comprometida com o desenvolvimento em todas as áreas do ser.
Para aqueles apaixonados pela educação, sobre aqueles que não cessam de aprender.
Feliz dia daqueles que fazem da sua vida um eterno aprendizado.
Se a educação se tornar um desafio, faça da reeducação uma resposta.
Danny Noronha
Comentários
Postar um comentário