Cancelamento - uma pandemia social.


Se você nunca se preocupou com a opinião de alguém sobre você, você é privilegiado sim!


Mas, vamos a reflexão, pensem comigo: a cultura do famigerada cancelamento, e não venham me dizer que isso só acontece no #bigbrotherbrasil não, vamos cancelar a hipocrisia aqui e continuar a discussão…



A cultura do cancelamento é uma pandemia social, emocional, ou moral, como você quiser definir, e ela está muito mais ligada com a baixa estima e noção (ou falta) de valor do cancelado, do que com a opinião do cancelador. Precisamos primeiro entender que o medo do cancelamento traz duas causas imediatas, insegurança pessoal, e histórico de injustiças.
O cancelamento em geral é sobre o medo de ser eliminado, exposto, envergonhado, humilhado, é sobre temer a opinião e a influência dessa opinião sobre nós diante de outras pessoas.


Não é de hoje que está muito claro a capacidade que o ser humano tem de ser cruel, maldoso, perverso, bárbaro, cancelador, lacrador e se deixar vou colocar sinônimo aqui até amanhã. Enfim, essa mania de deus que o povo tem, achou na internet e na sua falsa pseudoliberdade de expressão a chance de alienar suas próprias frustrações, tristezas, sentenças de reprovação e sentimentos de baixa estima, e focar nas imperfeições alheias para impedir que suas imperfeições sejam descobertas, apontadas, julgadas, e condenadas, é mais fácil ser o cancelador que correr o risco de ser o cancelado da vez(mesmo porque isso é um ciclo interminável).


A cultura do cancelamento é um ataque à reputação das pessoas, e essa também não é uma tática nova, já é usada a muito tempo pela politicagem por exemplo, e tem o objetivo imediato de mostrar o quanto a outra pessoa é desprezível, incapaz, desqualificado, moralmente e eticamente reprovável e de forma secundária usar esse momento para se promover, promover-se “intelectualmente, emocionalmente, profissionalmente, moralmente etc”.


Não podemos esquecer que esse movimento foi criado propositadamente a alguns anos com o objetivo de dar voz a grupos oprimidos e forçar grandes marcas, empresas e figuras públicas, celebridades e famosos a adotar e apoiar causas com pauta sobre o meio ambiente e equilíbrio social.


E vamos combinar que equilíbrio e justiça social e aceitação das diferenças é a única coisa que não existe no mundinho hipócrita do cancelamento.


Toda essa atitude arrogante e intolerante está indiretamente educando a próxima geração e influenciando de maneira vil a geração atual, isso é perigosíssimo, a intolerância gera mais intolerância, clichê e óbvio né?! Mas, precisa ser dito. Precisamos reeducar nossos conceitos urgentemente. Reeducar nossos conceitos sobre relacionamento, respeito, sobre as diferenças, sobre intolerância. Volte a aprender porque só a educação e a reeducação podem transformar vidas e transformar realidades.


O que precisa ser cancelado mesmo, é a hipocrisia, o senso de superioridade, a militância do ódio disfarçada de representatividade, a intolerância, radicalismo e podem continuar a lista aí nos comentários.


Outra coisa que precisa de cancelamento urgente é essa nossa necessidade de ser aceito pelos outros, essa carência emocional, essa ausência de vida espiritual, e essa mente preguiçosa e superficial que compra qualquer ideia porcaria em forma de discurso bem elaborado ou bem escrito.


Duas coisas que podemos aprender com essa cultura do inferno:


1 - Cuidar de nós mesmos, cuidar da nossa alma, cuidar das nossas emoções, cuidar do olhar que temos sobre nós mesmos, cuidar da nossa estima, ter uma vida espiritual saudável e buscar terapia.

Porque pra te cancelar têm perfis aos montes, e os motivos estão citados acima e posso escrever um livro inteiro sobre outros mais.


2 - Segunda lição que podemos aprender, é preciso fazer as pazes consigo mesmo, saber quem somos, ter compreensão das nossas qualidades, aceitar nossas limitações, aceitar nossas origens, aceitar a nossa história de vida, aceitar e respeitar a nós mesmos. 


Enquanto você tiver dúvidas de quem você é, quem você nasceu para ser, que valor você tem, qualquer um poderá achar brecha para cancelar você.

Quando você se aceitar, ninguém mais terá o poder de atingir você muito menos de cancelar você.


Então, sabe aquela preocupação que temos “o que será que vão pensar?”, ela é natural e para que possamos viver em harmonia com as pessoas precisamos respeitar limites nessa análise, mas essa preocupação deve ir até aí, depois disso, o certo é se preocupar mesmo com quem você realmente é, com o que você faz e não com a opinião do outro, afinal o cancelador não passa de um fracassado aceitador de si mesmo.


Aceite-se, assim você garante sua história de vida e seu emocional intacto, e aprende a respeitar a história dos outros.

Um bom aceitador de si mesmo, é um bom aceitador das diferenças.

Cancele o cancelamento, seja um conservador da humanidade.


Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” Colossenses 3.13

Danny Noronha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU SOU BRASILEIRA!

O Certo é Viver

Estou Aprendendo a Viver!