Holocausto - in memoriam

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto - 27 de Janeiro.

Eu tenho verdadeira paixão por todos os registros sobre as duas grandes guerras e seus sobreviventes, principalmente sobre os registros da segunda grande guerra, muitos desses registros me inspiraram diretamente.

Esses registros me ensinaram muito sobre a vida e suas fragilidades, bem como o poder resiliente da alma humana, e infelizmente também me fizeram aprender mais sobre a capacidade infinita do homem em executar pura crueldade e maldade ao seus semelhantes.



O Primeiro livro que li sobre o tema foi “O Diário de Anne Frank” lançado em 1947, e depois li



“O Refúgio Secreto” de Corrie Ten Boom, uma sobrevivente do holocausto. Perdi as contas das vezes que li esses livros.








E hoje, dia 27 de Janeiro, é o Dia Internacional em Memória das Vítima do Holocausto.

E quando lembramos, é importante estarmos cientes de que as vítimas não foram apenas os Judeus, mas também os HOMOSSEXUAIS, OS NEGROS, OS CIGANOS, OS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, CATÓLICOS, PROFESSORES, INTELECTUAIS, FILÓSOFOS, ESCRITORES, ARTISTAS e qualquer pessoa que fosse minimamente inteligente e pudesse se opor direta ou indiretamente ao regime nazista.


Somos influenciados por pessoas e suas histórias de vida, Corrie Ten Boom e Anne Frank, essas são apenas umas das muitas histórias de vida que me influenciam profundamente. Muitos dos meus conceitos rasos sobre a vida foram reeducados a partir das experiências dessas mulheres (menina, no caso de Anne).


Três curiosidades sobre o dia 27 de Janeiro.

A primeira curiosidade sobre esse dia é sobre a UNESCO - Organização das nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, a UNESC foi criado com o objetivo de evitar que nossa sociedade atual repitam episódios como o do Holocausto.

A segunda curiosidade é o porque foi escolhido o dia 27 de janeiro - Porque foi nesse dia, no ano de 1945 que Auschwitz, o maior campo de concentração, considerado o campo principal do regime nazista, recebeu “libertação” oficial.

E a terceira e última curiosidade é sobre as primeiras vítimas -  Os primeiros alvos dos nazistas não foram os judeus. Os nazistas assassinaram primeiramente pessoas com algum tipo de deficiência física e mental, e claro, os opositores políticos, os intelectuais, professores. Em seguida os grupos sociais considerados de valor inferior, os ciganos, os negros, Testemunhas de Jeová, homossexuais, e claro os Judeus.


in memoriam, a todas as vítimas do holocausto.
Danny Noronha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EU SOU BRASILEIRA!

O Certo é Viver

Estou Aprendendo a Viver!