Sobre a Fé - 12 x 12 - Parte 2
Eu fiz uma reflexão em 1 Coríntios 13.13 e não consegui mais parar de pensar e refletir nessa passagem, tem tantos princípios maravilhosos e por mais que seja uma mensagem que eu já sou particularmente familiarizada. Eu não consegui parar de pensar em tudo...
Em qualquer situação da vida, em qualquer área da vida humana os princípios dessa passagem podem causar enormes transformações.
Vou começar dividindo com vocês ensinamentos maravilhosos sobre o princípio da fé.
Na maioria dos casos nossa experiência com a fé, está intimamente ligada com a religião que temos, mas poucos de nós foram ensinados sobre o que realmente é a fé.
No que consiste a fé, quais são as suas características? A fé é aquela emoção que sentimos quando passamos por uma experiência de elevação espiritual, uma manifestação espiritual, uma sensação extra sensorial, uma manifestação metafísica?
Será que a fé é aquela força que nos leva a fazer coisas inexplicáveis, e grandiosas?!
Eu aprendi que você tem que ter fé, não importa o que aconteça, uma vez que você diz que crê em Deus, o senso comum diz que você não pode mais viver nenhuma crise, não pode mais ficar doente, não pode mais ter problemas de nenhuma espécie. Eu não sei você mas, eu aprendi que se você tem fé, não pode ter problemas. Sem dúvida esse foi um dos ensinamentos mais prejudiciais que eu recebi na vida. E foi uma surpresa descobrir que a fé está longe de ser tão limitada, e ao mesmo tempo está longe de ser o cerne do relacionamento do homem com Deus e uma vida saudável.
O capítulo inteiro traz para nós uma noção muito ampla e clara do que realmente é a fé, e quando eu entendi, minha vida mudou completamente.
Foi muito importante para mim compreender que mesmo crendo em Deus, e mesmo sendo uma pessoa cheia de graça e positiva e alto astral, ainda assim pode acontecer de em algum momento eu perder a fé.
"Herege!" - gritam os religiosos, "Que mulher fraca!" - cochicham os fofoqueiros, "Olha aí, sabia que não era tão santa assim!" - pensam os inimigos (aqueles que ficam só esperando a sua queda).
"Basta!" - eu digo a mim mesma, "cansei", "preciso de um tempo", tempo para me recuperar, para reencontrar a minha fé, para descansar, para cuidar da minha alma, do meu coração, da minha mente. Quantos e quantos cristãos estão sofrendo terrivelmente, carregando um peso maior do que podem, vivendo situações opressoras, passando por circunstâncias terríveis em nome da fé, vivem aprisionados na religião, nas regras, nos dogmas, nas doutrinas humanistas, e nem se dão conta de seus cárceres, e como se tudo isso fosse pouco, estão multiplicando prisioneiros e louvando os carcereiros em detrimento do Criador.
A fé vai embora quando a gente não consegue usufruir da vida em família, porque nesse momento estamos perdendo uma reunião da igreja.
A fé vai embora quando a gente se culpado por ficar em casa cuidando de si mesmo, ou simplesmente deitado lendo um livro, tirando um tempo para si, ao invés de estar participando daquele evento da igreja.
A gente perde a fé quando a gente começa a fazer as coisas pelo medo de ir para o inferno.
A gente perde a fé, quando a gente deixa de fazer as coisas para Deus e começa a fazer para os homens.
A gente perde a fé, quando começamos a agir apenas pelas doutrinas, pelos dogmas e regras humanas.
A gente perde a fé quando estamos tão apressados para chegar no evento da igreja que no meio do caminho não vemos mais os necessitados., não temos mais tempo de trocar de rota para dar uma carona a quem precisa.
A gente perde a fé quando deixamos de olhar ao nosso redor e negamos ao próximo o amor, em forma de uma conversa, um diálogo, uma atenção.
A gente perde a fé quando começamos a achar que a nossa missão com Deus está cumprida por irmos a igreja domingo pela manhã.
A gente começa a perder a fé quando acha que enviar mensagens em massa é tudo o que podemos fazer para tocar o coração das pessoas.
A gente já perdeu a fé quando acha que está fazendo tudo certo, mas no fundo a gente sente que tem algo faltando. E o que falta, é o amor.
Fé é a certeza das coisas que não podemos ver, mas que se esperam, então se uma vez Deus prometeu e te disse que te ama, e que está com você, e sabendo que o amor de Deus é incondicional, se você compreende que Cristo morreu para te dar a vida eterna, então porque você está tomando atitudes para garantir aquilo que só Jesus pode garantir, aquilo que Ele garantiu com o sangue Dele na cruz?!
Perdemos a fé quando achamos que precisamos fazer alguma coisa para retribuir a Cristo pelo que Ele fez por nós, quando achamos que podemos pagar pelo que Ele fez por nós.
A gente já perdeu a fé quando achamos que o poder de convencer o coração do homem está em nossas mãos, em nossas manipulações, psicológicas, mentais e emocionais.
A gente já perdeu a fé quando acha que está no controle de tudo.
É bom não esquecer que a fé é um atributo maravilhoso, e com ela agradamos o coração de Deus, e que para essa fé se tornar realmente eficaz é preciso que nossas ações acompanhem nosso sentimento.
A fé, é no final das contas, o EQUILÍBRIO perfeito, entre o que fazemos e o que sentimos, por quem fazemos e porque sentimos.
A fé é a força que nos faz viver a graça de Deus e compartilhar o seu amor em SOBRIEDADE.
A fé é viver CONSCIENTE de que nossas AÇÕES precisam ser COERENTES com o coração de Deus e Seus princípios.
A fé em Deus e a CONVICÇÃO do Seu Amor por nós, nos leva a uma vida de PROPÓSITO!
Que a fé esteja com vocês! (isso pareceu Star Wars, mas é isso aí hahahaha)
Danny Noronha
Comentários
Postar um comentário